
COMO ESCOLHER O CURSO PARA O VESTIBULAR ?
_____________
Se conheça !
Primeiro de tudo: você tem que saber como você é, qual sua personalidade. Mas se você não conseguir montar sua personalidade, a opinião dos seus pais, amigas, contam muito. Pergunte à eles o que eles pensam sobre você ? Você é uma pessoa calma ? Criativa ? Comunicativa ? Organizada ? Gosta de ouvir os outros ? É cuidadosa ? Gosta de cumprir horários ? Detesta rotina ? Gosta de estudar ? Eles não vão decidir por você, vão apenas te dar mais conceitos pra pensar.
Escolha primeiro por matérias
Comece com as principais áreas: biológicas, exatas, humanas. Com qual você mais se identifica ? Faça uma lista das profissões abrangem essa área e procure saber sobre elas. Os guias de profissões ajudam muito, pelo menos um que o Miro comprou é super bom, conversar sobre profissionais das áreas também, eu por exemplo, conversei com a minha tia que é pedagoga e é a profissão que se encaixou no meu perfil. Aos poucos, algumas profissões vão te interessar.
Quais são as prioridades ?
O que você prefere: ganhar bem ou fazer uma coisa que gosta muito ? Ter uma rotina ou ter um dia a dia bem agitado ? Trabalhar em grupo ou ter seu próprio negócio ? Você seria capaz de abrir mão da sua vida pessoal por uma carreira que ama muito ? Elimine da sua lista as profissões que não se encaixem nas suas prioridades.
Seja realista !
Há algumas questões bem práticas para serem respondidas: existe uma boa faculdade com o curso que você pretende fazer na sua cidade ? Se não, você estaria disposta a sair de casa para estudar ? Seus pais teriam condição de te bancar durante esse período ou será possível trabalhar enquanto você estuda ? Onde você pretende morar depois de formada ? Lá existe um bom campo profissional para a área que você escolheu ? Como é o vestibular dessa carreira ? Se é muito concorrido, você tem chance para passar em uma boa faculdade ? Lembre-se: existe mais que uma profissão que se encaixa bem ao seu perfil. Às vezes, a segunda opção é a que vai te proporcionar mais sucesso na carreira.
Serenidade é fundamental
Se você só tem 16 ou 17 ou 18 ou outras idades. Essa não precisa ser uma decisão definitiva. Na pior das hipóteses, você estará conhecendo bem de perto uma possibilidade de carreira. Se chegar à conclusão de que ela não é uma boa opção, haverá tempo de sobra para recomeçar, e você terá ganhado experiência, conhecimento e maturidade. Assim, você estará cada vez mais perto de encontrar a sua verdadeira vocação.
COMO ESCOLHER O CURSO PARA O VESTIBULAR ?





Nenhum comentário:
Postar um comentário